terça-feira, 7 de julho de 2009

Ordem dos Cavaleiros da Rosa



O QUE É SER UM VERDADEIRO CAVALEIRO DA ROSA.


PRINCIPIOS DO BOM CAVALEIRO
“Todo cavaleiro, qualquer que seja, deve preservar três coisas neste mundo: honra, bens e vida.

CAVALARIA FOI CRIADA PARA QUE O OFÍCIO DE CAVALEIRO EXISTISSE. ESSA DOUTRINA FUNDAMENTAVA AS INTENÇÕES DO NASCIMENTO DA ORDEM: A PRIMEIRA ERA RESTABELECER A JUSTIÇA NO POVO DE DEUS E ASSIM COMBATER O ERRO E O TORMENTO; A SEGUNDA, PRATICAR TUDO QUE CONTRIBUÍSSE PARA RECUPERAR A HONRA E A ORDEM. POR ISSO, SE O CAVALEIRO AGISSE DE MANEIRA CONTRÁRIA AOS PRECEITOS DESSE ESTATUTO, NÃO PODERIA SER CONSIDERADO UM VERDADEIRO CAVALEIRO.

O CAVALEIRO é um homem eleito entre mil homens para possuir o ofício da cavalaria. Ser um cavaleiro é um ofício de grande nobreza e que agradava muito a Deus.
No início houve grande falta de virtudes no mundo e os vícios cresciam em abundância entre os homens de Deus. Então, todo o povo foi dividido em grupos de mil, e destes, era escolhido, aquele que era “(...) mais amável, mais sábio, mais leal e mais forte, e com mais nobre coragem, com mais ensinamentos e de bons modos que todos os outros”.

Estava eleito o cavaleiro: o melhor dos homens, que reuniria em si todas as capacidades do ofício das armas e todas as virtudes do espírito. Ele seria servido pela mais nobre besta – o cavalo – e, por isso, seria chamado cavaleiro. O cavalo fora eleito pelo homem, pois “(...) era a mais bela besta e a mais veloz, e a que pudesse sustentar maior trabalho”. Sendo o cavaleiro tão virtuoso e cheio de nobreza, deveria também possuir as armas mais convenientes para o combate e para defender-se das feridas e da morte.
Por ter sido eleito por sua “nobreza de coragem e bons costumes”, o cavaleiro deve ser “amado e temido pelas gentes”. Pelo amor, sentimento nobre, a caridade retornaria ao mundo; pelo temor, a verdade e a justiça venceriam o erro e o turvamento em que estavam imersos o mundo e seus habitantes.
O cavaleiro que não cumpre o ofício para o qual fora destinado é vil e mesquinho, além de contrário à vontade de Deus, que o havia elegido para vencer e submeter os inimigos da fé cristã, que dia e noite lutavam contra a Santa Igreja. Então, a primeira função do cavaleiro era manter, defender, multiplicar e honrar a santa fé Cristã. Os cavaleiros que mantinham e defendiam o ofício de Deus e da fé eram merecedores da honra divina.
Antes de tudo, o cavaleiro deveria ser amigo das virtudes e inimigo dos vícios. Sempre que seu coração fosse assolado por “coisas vis e tortas”, ele deveria se voltar para Deus e nele buscar ajuda e socorro.
O virtuoso cavaleiro proposto deve ser, vigoroso, além de possuir uma moral acima de todas as suspeitas. Essa fama do cavaleiro puro e cheio de virtudes é necessário.
O primeiro dom que o cavaleiro deve possuir é a honra. Na cavalaria, esta indica as ações virtuosas e com ela o cavaleiro honra a Deus e à sua ordem. Seguindo retamente as finalidades de seu ofício, ele rende graças a Deus. A honra não significa apenas virtudes, mas também a capacidade do cavaleiro desempenhar bem suas funções: usar bem das armas e das suas faculdades (lealdade, fidelidade, etc.) . O direito de comandar era concedido ao cavaleiro pela alta honra que ele possuía . A “nobreza de coragem” que o cavaleiro deveria possuir não era senão a presença de valores éticos e morais, que se refletiriam em suas ações valorosas (valentia, firmeza, disposição). Era uma força espiritual, um bálsamo que inundava o coração do corajoso homem de armas.

FONTE: O Livro da Ordem da Cavalaria (1279 – 1283)
DE: Ramon LLull
Tradução: Dr. Ricardo da Costa

Não basta abrir, participar de uma Ordem, tem que ter, sabedoria, e ter sempre o intelecto ativo, e o discernimento para atuar, liderar, trabalhar em prol de uma Missão Grandiosa.

2 comentários:

Pedro Thiago disse...

oi Nancy, encontrei seu blog no site da Eddie van feu, e realmente gostei daqui.
Ja tinha lido algumas coisas sobre cavaleiros, é um assunto muito legal.
ja estou 'segundo' seu blog!
beijos
http://falandosobremagia.blogspot.com/

Anônimo disse...

nossa acabei de ler o livro wicca da eddie adorei agora vima qui saber mais sobre a ordem dos cavaleiros da rosa, porque a rosa é o meu sinal! rosanak